Expotchê

A Expotchê

O mais tradicional e antigo evento de Brasília

A EXPOTCHÊ é o mais tradicional e antigo evento de Brasília, sendo realizado desde 1992. A feira faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, conforme publicação no Diário Oficial do DF, Lei nº 3.622, de 18 de julho de 2005.

Em seus 29 anos de realização ininterrupta, o evento se tornou um espaço de promoção de lazer e cultura para a população do Distrito Federal e Entorno e para turistas de outros estados que visitam o evento. Por meio das apresentações musicais, circensenses, de teatro, exposições fotográficas e literária e de danças típicas, realizadas durante os dez dias de evento, é possível conhecer um pouco da rica cultura gaúcha.

A Expotchê tornou-se também um importante espaço de divulgação do trabalho de preservação das tradições oriundas da colonização do Rio Grande do Sul desenvolvido pelos Centro de Tradição Gaúcha (CTGs) existentes em Brasília, uma vez que estes grupos realizam apresentações de música e dança para os presentes no evento.

Povo que valoriza suas tradições, exalta a coragem e bravura dos seus antepassados e canta seu apego à terra e a liberdade. É com esse bordão que a Expotchê destaca, a cada ano, vários aspectos da cultura do Rio Grande do Sul, do tradicionalismo à modernidade de suas cidades. Em suas últimas edições participaram municípios de várias regiões turísticas, como a Região das Missões, a Rota Romântica, a Rota do Vinho, a Costa Doce e a Região do Pampa Gaúcho.

A participação desses municípios demonstra a preservação da cultura e o progresso das regiões gaúchas, e acontece de várias formas: por meio de apresentações musicais, danças, produção artesanal, agricultura familiar, divulgação turística da região, produção industrial e comercial. Isso permite que visitantes de todos os estados brasileiros e de várias embaixadas sediadas em Brasília conheçam um pedacinho do Rio Grande do Sul. Um povo marcado pela miscigenação com o índio, o espanhol, o português, o alemão, o italiano e tantas outras etnias, formando assim uma riqueza cultural que encanta a todos que tem a oportunidade de conhecê-la.

DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO

Acesso gratuito da população ao evento em todos os dias na primeira hora (16h às 17h nos dias de semana e das 11h às 12h nos finais de semana e feriados), além disso portadores de necessidades especiais tem acesso gratuito e facilitado durante todo o período de realização do evento. Além dessas ações há uma ampla distribuição de convites cortesia. Anualmente são distribuídos 10.000 convites cortesia. Esta distribuição se dá através de parcerias com entidades de classe, escolas, órgãos do governo, embaixadas e expositores do evento.

AMPLIAÇÃO DO ACESSO

  • A cada edição são distribuídos 10.000 (dez mil) convites cortesia, o que equivale a 20% da bilheteria do evento. Desses 10mil convites cortesia 20% vão para patrocinadores; 10% para ações promocionais (imprensa, ações de sorteio em rádios e redes sociais), 20% para ações sociais e educativas (escolas e entidades sociais do projeto Rome Cidadania).
  • Em todos os dias do evento, a primeira hora (16h às 17h nos dias de semana e das 11h às 12h nos finais de semana) o acesso é gratuito para todos.
  • São disponibilizados, na internet, registros audiovisuais dos espetáculos e exposições.
  • Serão permitidas a captação de imagens das atividades e de espetáculos e autorizadas sua veiculação por redes públicas de televisão e outras mídias.
  • Serão oferecidas vagas para estágio para estudantes dos cursos de eventos, palestras e visitas técnicas gratuitas, desde que pré agendadas.
  • Serão realizadas atividades culturais voltadas para o público infantil e infantojuvenil (apresentações do Grupo Tholl e apresentações de música e dança com grupos de dança mirim dos CTGs).

ACESSIBILIDADE FÍSICA

A Expotchê é realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, local cujas instalações proporcionam condições de acesso facilitado para pessoas com necessidades especiais e idosos, oferecendo entradas amplas, vagas demarcadas no estacionamento, rampas de acesso e banheiros adequados e reservados para deficientes físicos.

Nos shows uma área é reservada para cadeirantes, idosos e portadores de necessidades especiais. O evento disponibiliza ainda cadeiras de rodas para deficientes e idosos. Os corredores dos estandes do evento são amplos, com mínimo de 4m e máximo de 6m de largura, sem elevações ou outro tipo de elemento que dificulte a circulação de cadeiras de rodas ou o caminhar de quem tem dificuldade de locomoção. Em todos os estandes com piso têm rampas de acesso para cadeirantes.

Rolar para cima