A Expotchê
O mais tradicional e antigo evento de Brasília
Pela 31ª vez, a Expotchê movimentará a capital do país com a cultura, tradição e pujança do Rio Grande do Sul (RS). Por força das circunstâncias seria razoável cancelar ou adiar a edição 2024, mas o consenso, mais do que nunca, é de ser necessário seguir em frente. Assim, em meio a maior tragédia vivida pelo estado com enchentes devastadoras, o povo gaúcho dá demonstração do quanto é trabalhador, guerreiro e participativo. Diante de tamanha determinação dos parceiros riograndenses em aproveitar oportunidades de negócios e fazer a roda girar, não resta dúvida: a reconstrução do estado está em marcha. De 07 a 16 de junho, direto do Pavilhão do Parque da Cidade, vem aí uma inesquecível edição da Expotchê.
Realizada pela Rome Eventos, ininterruptamente, desde 1992, a Expotchê é sempre sucesso de público, e este ano a expectativa é de uma visitação ainda mais expressiva, considerando a solidariedade manifestada pelos brasileiros ao povo gaúcho nestes tempos desafiadores. Segundo Rômulo Mendonça, diretor-geral da Rome Eventos, são esperadas cerca de 150 mil pessoas em 10 dias.
“Tem sido impressionante ver a energia que os nossos amigos gaúchos estão empregando na participação do evento. Da nossa parte, estamos focados em colaborar da melhor forma e somar esforços nesse período de retomada”, afirma. E para estimular ainda mais a presença do público, um dos atrativos da edição é a opção do ingresso solidário, que garante meia entrada mediante comprovação de doação a partir de R$ 5 reais ao pix oficial da campanha orientada pelo governo do RS.
Os estandes, distribuídos em 17 mil m², reunirão o melhor da produção do estado, englobando segmentos como agroindústria familiar, artesanato, turismo e comércio. Na ala destinada agroindústria familiar, que recebe apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Federação das Agroindústrias do RS (FETAG) para participar do evento, o público encontrará produtos como vinho, cachaça, mel, embutidos, queijos, doces, erva-mate, orgânicos, artesanato em lã, entre outros.
Serão cerca de 40 municípios representados no evento, sendo 24 deles ligados à agroindústria: Nova Bassano, Soledade, Harmonia, Caibate, Santa Tereza, Poço das Antas, Venâncio Aires, Paraí, Bento Gonçalves, Bagé, Estrela, Varanópolis, Passo do Sobrado, Teutônia, Ilópolis, São Lourenço do Sul, Nova Roma do Sul, Três de Maio, Vera Cruz, Garibaldi, Colorado, Farroupilha, Dois Lajeado e Vista Gaúcha. “O Rio Grande do Sulconsolidou a valorização da Agricultura Familiar e a agroindustrialização fortalece este conceito promovendo renda, fixação da família na propriedade e estimula a sucessão familiar na propriedade”, considera Ronaldo Santini, presidente da SDR.
Para uma melhor experiência de compras e lazer, a Expotchê conta com um layout e cenografia envolventes, que convidam o visitante a passar horas no local. Segmentam o espaço de grandes proporções, áreas temáticas como a Tchê Bier—com sua carreta de chopp—, Praça do Chocolate, Praça do Vinho e, para tranquilidade dos pais e alegria dos pequenos, uma ampla brinquedoteca e uma fazendinha com animais de pequeno porte. A praça de alimentação é uma atração à parte, com bares e restaurantes servindo delícias da culinária gaúcha como churrasco, arroz de carreteiro, chuleta na brasa, choripan, além de crepes, pastéis, espetinhos, cervejas e chopp de vinho.
Ao longo de mais de três décadas, a Expotchê se consolidou como um espaço de promoção de lazer e cultura não apenas para a população do Distrito Federal e Entorno, mas para turistas de outros estados e público estrangeiro, principalmente o da comunidade diplomática residente na capital do país. Mais que compras e entretenimento cultural, o evento permite uma aproximação maior com este povo tão singular que é o gaúcho.
A Expotchê aconteceu pela primeira vez em 1992 e é o evento mais antigo do Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal, conforme publicação no Diário Oficial do DF, Lei nº 3.622, de 18 de julho de 2005.
Realizada pela Rome Eventos, conta com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, do Turismo, da Cultura e do Desenvolvimento Rural do Governo do Rio Grande do Sul, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul; das Secretarias de Esporte e do Turismo e da Mulher do Governo do Distrito Federal e do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB/Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Governo Federal.
DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 16h às 23h, Sábados e domingos das 11h às 23h. Acesso gratuito da população ao evento de segunda a sexta na primeira hora (16h às 17h), além disso portadores de necessidades especiais tem acesso gratuito e facilitado durante todo o período de realização do evento. Além dessas ações há uma ampla distribuição de convites cortesia. Anualmente são distribuídos 10.000 convites cortesia. Esta distribuição se dá através de parcerias com entidades de classe, escolas, órgãos do governo, embaixadas e expositores do evento.
AMPLIAÇÃO DO ACESSO
A cada edição são distribuídos 10.000 (dez mil) convites cortesia, o que equivale a 20% da bilheteria do evento. Desses 10mil convites cortesia 20% vão para patrocinadores; 10% para ações promocionais (imprensa, ações de sorteio em rádios e redes sociais), 20% para ações sociais e educativas (escolas e entidades sociais do projeto Rome Cidadania).
Em todos os dias do evento, a primeira hora (16h às 17h nos dias de semana de segunda a sexta) o acesso é gratuito para todos.
São disponibilizados, na internet, registros audiovisuais dos espetáculos e exposições.
Serão permitidas a captação de imagens das atividades e de espetáculos e autorizadas sua veiculação por redes públicas de televisão e outras mídias.
Serão oferecidas vagas para estágio para estudantes dos cursos de eventos, palestras e visitas técnicas gratuitas, desde que pré agendadas.
Serão realizadas atividades culturais voltadas para o público infantil e infantojuvenil (apresentações do Grupo Tholl e apresentações de música e dança com grupos de dança mirim dos CTGs)
ACESSIBILIDADE FÍSICA
A Expotchê é realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, local cujas instalações proporcionam condições de acesso facilitado para pessoas com necessidades especiais e idosos, oferecendo entradas amplas, vagas demarcadas no estacionamento, rampas de acesso e banheiros adequados e reservados para deficientes físicos.
Nos shows uma área é reservada para cadeirantes, idosos e portadores de necessidades especiais. O evento disponibiliza ainda cadeiras de rodas para deficientes e idosos. Os corredores dos estandes do evento são amplos, com mínimo de 4m e máximo de 6m de largura, sem elevações ou outro tipo de elemento que dificulte a circulação de cadeiras de rodas ou o caminhar de quem tem dificuldade de locomoção. Em todos os estandes com piso têm rampas de acesso para cadeirantes.